EFECáceres

A atriz Adriana Ugarte, da série televisiva "O Tempo entre Costuras", e o ator Jimmy Barnatán, de outras como "Los Serrano", vão apresentar em Cáceres a estreia do documentário "Las Hurdes, tierra con alma", que mostra a evolução da comarca a respeito do refletido pelo filme de Luis Buñuel "Las Hurdes, tierra sin pan".

Foi produzido pela empresa "Lagar de Ideas y Tensacalma", sob a direção de Jesús Santos e com um orçamento de 20.000 euros, informou a produtora numa nota.

A estreia será no próximo dia 17 de Outubro e a entrada será livre até completar capacidade.

Além disso, Barnatán irá oferecer um concerto acústico depois da projeção na Sala "Dos", onde tocará temas incluídos na banda sonora do documentário.

Assim, a produtora assinalou que a comarca que Luis Buñuel "transformou num símbolo da Espanha rural" volta a ser o objeto central de um documentário através de duas viagens paralelas, a de Ugarte e a de Barnatán.

A atriz viaja ao território percorrido por Buñuel "na busca das motivações mais profundas do realizador aragonês, apoiada em lembranças pessoais" e, sobretudo, na figura de um familiar, Eduardo Ugarte, que compartilhou com Buñuel momentos decisivos das suas próprias vidas e da história de Espanha.

Para Ugarte "Las Hurdes, tierra con alma" tem um caráter "muito pessoal" e não é uma obra de ficção mas de "um documentário no qual se interpreta a si própria".

Por sua parte, o ator e músico Jimmy Barnatán "percorre a comarca estremenha à procura de personagens e vivências que estimulem a sua capacidade criativa".

A sua "é uma viagem pela geografia humana de Las Hurdes, a das suas pessoas, desde o passado ao futuro", acrescenta-se.