EFEMérida

O plenário da Assembleia extremenha aprovou esta quinta-feira a proposta de instar ao Governo desta região a adotar uma série de medidas para reduzir e eliminar o uso de plásticos, iniciativa apresentada pelo Unidas Por Extremadura (UPE), Irene de Miguel, que encorajou a que se junte "à declaração de guerra ao plástico".

A iniciativa só contou com o voto contra do Grupo Parlamentar do PP, cujo porta-voz, Bibiano Serrano Calurano, disse que embora estejam de acordo "em quase tudo", é uma questão que está regulada desde julho deste ano por uma direção europeia, que o Governo nacional tem que passar à legislação espanhola.

Entre as medidas que a UPE propõe estão a eliminação do uso de recipientes e utensílios de plásticos de um só uso nos edifícios e atividades da administração da Extremadura, substituindo-os, sempre que for possível, por produtos reutilizáveis ou materiais biodegradáveis de origem natural.

Também pede a introdução nas licitações de cláusulas de sustentabilidade e ambientais, para que os adjudicatários priorizem nos seus serviços e incumbências a substituição dos plásticos de um só uso por produtos reutilizáveis ou materiais biodegradáveis de origem natural.

Outra das medidas que pede é eliminar os sacos, embalagens e elementos de merchandising fabricados com plástico e outros materiais derivados do petróleo e utilizados como elemento ou suporte publicitário, presente institucional ou similar procedentes da administração autónoma e das suas entidades.

Pede também impulsionar e melhorar a recolha seletiva e quantas medidas forem necessárias para contribuir para a redução do consumo de plásticos no território da Extremadura e a aprovação de um código de boas práticas para que se reduza o uso de plásticos e para que a cidadania recicle este material.

Além disso, propõe-se a realização de uma campanha de informação, consciencialização e sensibilização sobre o uso responsável de plásticos, e redigir e aprovar, de maneira pactuada e participada, uma lei para reduzir o consumo de plásticos.