EFEBadajoz

O pianista Juan Carlos Garvayo e o compositor Manuel Martínez Burgos vão estrear na próxima terça-feira em Badajoz o concerto "Homenagem a Lorca", que se realiza dentro do "Ciclo de Música Atual".

A organização do evento expressou em comunicado que "o gosto pela música e a poesia juntou o andaluz Juan Carlos Garvayo e o madrilenho Manuel Martínez Burgos neste concerto que se vai estrear no Salão Nobre da Deputação de Badajoz".

Garvayo, célebre pianista e integrante do prestigiado Trio Arbós, vai interpretar duas estreias absolutas de Martínez Burgos, que levam o título de dois dos poemários mais reconhecidos de Federico García Lorca, "Poeta en Nueva York" e "Romancero Gitano".

Neste concerto de piano, o músico irá também recitar alguns poemas mais conhecidos de Lorca.

O compositor Martínez Burgos, dos "mais bem-sucedidos da sua geração" e com um grande número de prémios nacionais e internacionais, elegeu duas obras muito diferentes.

Enquanto na primeira está representada o universo popular e folclórico de García Lorca, na segunda mostra-se o surrealismo e a poesia imaginativa e dilaceradora do poeta.