EFECáceres

A Fundação Tatiana Pérez de Guzmán el Bueno exibe até ao próximo dia 10 de janeiro 76 presépios europeus, com mais de quinhentas figuras e conjuntos, na sala expositiva do Palácio de los Golfines de Abajo no centro histórico de Cáceres.

A exposição "La Europa del belén" ("A Europa dos presépios", em português) expõe conjuntos artesanais de todo o continente, pertencentes à qual muitos especialistas consideram a melhor coleção de presépios do mundo na sua categoria: a Coleção Basanta Martín.

A exposição permite conhecer a grande variedade dos presépios europeus, continente no qual segundo a tradição e por impulso de São Francisco de Assis, na Consoada de dezembro de 1223 se iniciou a tradição de montar os presépios em datas natalícias, quando São Francisco o fez na missa do Galo que ofereceu na caverna-ermida de Greccio.

Presépios da Rússia, Moldávia, Letónia, Geórgia, Ucrânia, Lituânia, Bielorrússia, Polónia, República Checa, Grécia, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Holanda, Suíça e Áustria mostram a beleza das suas composições nesta ampla exposição, que também inclui monumentais e barrocos presépios de origem napolitana.

É precisamente à Itália, Espanha e Portugal que a exposição lança um olhar quase monográfico, pois estes são os países aos quais a arte do presépio deve principalmente a sua propagação no mundo.

Entre os conjuntos curiosos que se podem observar encontram-se a árvore do nascimento de Portugal ou os presépios germânicos da casa giratória, entre outros.