EFECáceres

A XV paragem do Tour Universo Mulher chega a Cáceres nos dias 26 e 27 de outubro, quando a cidade se tornará na capital espanhola do desporto feminino, com a participação de 16 federações, desportistas nacionais e locais, clubes, uma maratona de fitness e a grande corrida "Cáceres en forma por la igualdad" ("Cáceres em forma pela igualdade").

A iniciativa, englobada dentro do programa Universo Mulher do Conselho Superior de Desporto (CSD), pretende fomentar e desenvolver o desporto feminino como um potente instrumento de reconhecimento do papel da mulher na sociedade em geral e no desporto em particular.

Além disso, consciencializar "de todos aqueles desafios que estas devem ultrapassar para poder praticar desporto", assinalou a chefe de gabinete do CSD, Conchi Bellorín, na apresentação do tour em Cáceres.

À apresentação, no Palácio da Ilha de Cáceres, também estiveram o diretor-geral de Desporto da Junta da Extremadura, Dan de Sande; o autarca de Cáceres, Luis Salaya; a responsável de patrocínios da Iberdrola, Laura Gil; e o diretor do tour, Ignacio Solana

"Trata-se de um evento multidesportivo feminino, que é o maior da Europa", manifestou Dan de Sande, enquanto Laura Gil afirmou que atualmente a Iberdrola impulsiona 16 federações desportivas e as suas eleições e ligas femininas.

Rugby, handebol, triatlo, ginástica, badminton, canoagem, natação, vólei, futebol, hóquei, atletismo, desportos de gelo, karate, surfe, boxe e ténis de mesa são as federações que protagonizarão o tour em Cáceres, cujas atividades serão realizadas na Praça Maior.