EFEBadajoz

Um total de 600 crianças de diversas escolas vão participar na campanha de sensibilização infantil "Conoce Alqueva/Conhece o Alqueva" para que conheçam a cultura, o turismo, a natureza e o património do seu meio.

O propósito da campanha, segundo um comunicado, é informar entre os alunos do ensino básico de escolas das populações beneficiadas do projeto sobre a região do território do Alqueva através de atividades lúdicas.

A campanha faz parte do projeto "Rotas e Desenvolvimento Cultural Lago Alqueva 2020 (RDC-A 2020)", no qual participam alunos de escolas dos municípios de Alconchel, Cheles, Olivenza e Táliga (todos em Badajoz) e do português Amareleja.

A iniciativa acontece entre os dias 1 e 25 de outubro, durante os quais funcionários especializados vão visitar cada escola para trabalhar conteúdos relacionados com o território do Alqueva.

Para isso serão usados recursos lúdicos como quebra-cabeças, sopas de letras ou a "Roleta do Alqueva", na qual se trabalhará com palavras que estejam vinculadas com aspectos culturais e atividades turísticas do território.

Também será realizado um concurso em que os alunos devem apresentar uma proposta sobre a criação de um projeto de dinamização e cooperação transfronteiriço para o desenvolvimento do Alqueva entre as localidades espanholas e portuguesas participantes.

O projeto "Rotas e Desenvolvimento Cultural Lago Alqueva 2020 (RDC-A 2020)" está co-financiado com fundos Feder a cargo do Programa de Cooperação Interreg V A Espanha-Portugal (POCTEP) e da Deputação de Badajoz.