EFEBadajoz

O setor do comércio em Badajoz considera necessário reforçar a promoção turística da cidade com o objetivo de atrair mais visitantes e, em consequência, potenciais clientes que permitam maiores vendas e dinamização económica.

Para o comércio local, é fundamental que a vertente turística e cultural da cidade, através dos seus distintos eventos, seja promovida ainda mais, pois acha que não se aproveita o suficiente no objetivo de aumentar o número de turistas.

O presidente do Shopping Abierto del Casco Antiguo, Mario Montoya, indicou à Efe que é necessário criar uma grande mesa do turismo, onde estejam representadas administrações e associações de comércio e culturais, entre outras, para impulsionar estes setores.

Montoya manifestou que o comércio precisa de mais investimento na cidade, mas também o turismo, pois é "chave" para a chegada de visitantes à cidade. Eventos ponteiros como o Carnaval, Semana Santa, "Los Palomos" e Almossassa "deveriam aproveitar-se 100%, e na atualidade não é assim", acrescentou.

Por sua parte, o presidente do Shopping Abierto de Menacho, Félix Retamar, afirmou que a cidade e o seu potencial comercial já se conhecem em mercados como Portugal, mas é necessário promover os valores da sua zona centro e todos os eventos que se realizam.

Na sua opinião, a afluência de turistas é cada vez mais importante para outros setores, pois os visitantes "já não só fazem turismo para fazer fotos", mas também compram nas lojas e consumem nos estabelecimentos de restauração.