EFEPlasencia (Cáceres)

Mais de sessenta cantores oriundos de onze províncias espanholas inscreveram-se para participar no 19º Concurso de Canto Flamenco "Mayorga-ciudad de Plasencia", que vai reunir as melhores vozes do panorama nacional e distribuir 6.750 euros em prémios.

Organizado pelo grupo cultural "Virgen del Puerto" de Plasencia, este evento é uma aposta pessoal do presidente e vice-presidente desta associação de flamenco, Ricardo Paradés e Román Hernández, respetivamente.

Segundo explicou no ato de apresentação do concurso o próprio Román Hernández, o Mayorga tornou-se por mérito próprio numa referência dentro dos concursos de flamenco de âmbito nacional.

Entre os seus participantes destacam-se vencedores de concursos como o Lámparas mineras, Silla de Oro, Lo Ferro, e o Nacional Antonio Mairena, entre outros, um feito que levou a Federação de grupos de flamenco de Cáceres a pedir a declaração de Bem de Interesse Cultural para o Mayorga.

Hernández detalhou que dos 61 inscritos até ao momento, 23 são mulheres e 10 têm menos de 25 anos, entre os quais se destaca um jovem de apenas 14 anos.

Na sua 19ª edição, o Mayorga consiste numa primeira fase de classificação, perante público e jurado, que será realizada no Hotel Los Álamos nos dias 24 de fevereiro e 3 e 10 de março, na qual os cantores irão interpretar três cantos: dois livres e um básico.

Quatro passarão à final, que será no Teatro Alkázar de Plasencia a 17 de março.