EFEPlasencia (Cáceres)

O Concurso Fotográfico de Natureza "As aves silvestres", convocado pela Direção Geral de Turismo da Extremadura no marco da Feira Internacional de Turismo Ornitológico (FIO) do Parque Nacional de Monfragüe, abriu hoje o prazo de receção de trabalhos.

Este evento, que chega à sua décima quarta edição, é considerado um dos mais prestigiados de Espanha no seu setor.

Em 2018, a organização recebeu ao todo 2.351 imagens, um recorde relativamente a edições anteriores.

A participação está aberta a todas as pessoas, amadoras ou profissionais da fotografia, que sejam autoras das imagens apresentadas e possuam os direitos das mesmas, sem nenhuma restrição de agências ou empresas, segundo as bases do evento.

A temática continua dedicada às aves silvestres, mas nesta ocasião foram criadas quatro novas categorias: C1 "Retratos de aves"; C2 "Aves no seu meio"; C3 "Aves em ação"; e C4 "Visão artística das aves", que se juntam à C5 "Jovens fotógrafos", para menores de 18 anos, que se mantém de edições passadas.

Além disso, foi criado o prémio especial "Fotógrafo extremenho" para os autores nascidos ou recenseados na Extremadura, distinção na qual se procura uma imagem representativa das espécies, habitats ou lugares emblemáticos da região.