EFECáceres

O "talentoso" designer britânico Marc Bessant, autor dos últimos cartazes gráficos do Festival WOMAD de Cáceres, "volta a dar mostras da sua notável criatividade" na imagem que vai identificar a XXVII edição do evento, que será realizada de 10 a 13 de maio.

Segundo informou hoje a organização em comunicado, o artista da companhia Real Word propõe um cartaz em que predominam as formas geométricas e as cores quentes, elementos que fazem retroceder às vanguardas artísticas e aludem "à diversidade, à convivência e aos valores que imperam na aldeia global WOMAD".

Bessant utiliza a abstração, as formas que se misturam e coexistem em harmonia para reivindicar os princípios de solidariedade e multiculturalidade que são a bandeira do WOMAD Cáceres desde as suas origens.

A diretora do WOMAD de Cáceres, Dania Dévora, mostrou a sua satisfação por um cartaz que "vai emocionar o público, que o fará seu desde o primeiro momento".

Dévora afirmou ainda que "é difícil não se identificar com uma composição tão harmónica e tão sugestiva, tão cheia de vida e de atração", e que o "entusiasmo" que ela sente agora será "em breve partilhado pelas milhares de pessoas que, edição após edição, transformaram o WOMAD Cáceres em parte das suas vidas".

Marc Bessant trabalha como artista na Real World, a companhia discográfica que o músico Peter Gabriel criou em 1989 com "a clara filosofia de explorar e expandir os sons do mundo".

"E assim foi como nasceram, da mão do mesmo Gabriel, os festivais WOMAD, que têm sede em diferentes lugares do mundo, entre eles Cáceres", acrescentou.

A organização do WOMAD de Cáceres já divulgou os nomes de sete bandas participantes: "!!! (chk chk chk)", dos Estados Unidos; "Canalón de Timbiquí", de Colombia; "The Gramophone", dos EUA; "Allstars Big Band", de Espanha, "Oumou Sangaré", do Mali, "Red Baraat", dos EUA; "Elemotho Gaalelekwe", da Namíbia"; e "Papaya", de Espanha.