EFEMérida

Representantes de diversas instituições e entidades lusas e espanholas vão abordar no próximo 23 de setembro um protocolo de atuação conjunta para o controlo do jacinto-de-água, informaram esta quinta-feira fontes do Governo da Extremadura.

Este dia inscreve-se no projeto "Atuações para o controlo e eliminação do jacinto-de-água no trecho transfronteiriço do rio Guadiana" (ACECA), aprovado pelo Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, co-financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O alvo deste protocolo é melhorar a coordenação entre as diferentes administrações envolvidas no projeto ACECA e unificar critérios de atuação na luta conjunta contra a espécie invasora Eichhornia crassipes (jacinto-de-água).

No ACECA, projeto liderado pela Confederação Hidrográfica do Guadiana, participa a Direção Geral de Ambiente da Extremadura, a Agência Portuguesa do Ambiente, Administração da Região Hidrográfica do Alentejo e a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva.

A jornada, que será realizada na Escola de Administração Pública de Mérida, será inaugurada pelo diretor-geral de Sustentabilidade, Jesús Moreno, e o presidente da Confederação Hidrográfica do Guadiana (CHG), Samuel Moraleda.