EFEMérida

A Extremadura conta com um parque de 624 veículos elétricos, o que representa 0,8% dos 81.165 que há em Espanha, segundo os dados da Direção Geral de Trânsito a julho de 2019.

A Comunidade de Madrid, com 30.456, e a Catalunha, com 20.836, são as duas regiões com mais veículos elétricos, informou a Rede Elétrica de Espanha numa nota.

O uso de veículos elétricos reduz em mais de 65% as emissões de gases do efeito de estufa à atmosfera, além de diminuir os níveis de barulho nas cidades e melhorar a qualidade do ar que se respira, assinalou a entidade.

Desta forma, a aposta pela mobilidade sustentável por parte das corporações locais é de "vital importância" para a contribuição na luta contra a mudança climática e conseguir os objetivos emoldurados no processo de Transição energética.

"O nosso compromisso com a mobilidade elétrica é firme, pelo que queremos contribuir para iniciar iniciativas que ajudem a desenvolver as infraestruturas necessárias e favorecer o seu desdobramento por todas as localidades e cidades do nosso país", indicou o presidente da Rede Elétrica, Jordi Sevilla.