EFEMérida

O diretor-geral de Turismo da Extremadura, Francisco Martín Simón, reuniu-se esta quarta-feira em Lisboa com os seus colegas do Alentejo e Centro de Portugal, os dois territórios que, junto à Extremadura, compõem a eurorregião Euroace, para definir as próximas ações de promoção nos mercados da China, EUA e Canadá.

Em comunicado, o Governo da Extremadura informou que, segundo o calendário que se analisou, a eurorregião vai participar pelo segundo ano consecutivo na feira ITB de Xangai (China) de 17 a 19 de maio, e realizar apresentações do destino nos Estados Unidos e no Canadá em junho.

A Extremadura e os seus parceiros portugueses estudam a possibilidade de dar a conhecer a eurorregião a profissionais turísticos e imprensa em Washington, Chicago, Nova Iorque, Boston, Montreal e Toronto.

No primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a principal feira do setor em Portugal, Francisco Martín abordou com o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, e o presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, outras questões de interesse para a eurorregião.

Trata-se de projetos de infraestruturas, concretamente o comboio entre Madrid e Lisboa, e a ligação por estrada entre Moraleja (Cáceres) e Monfortinho, e a necessidade de constituir um comité permanente que dê continuidade aos assuntos de turismo entre as cimeiras bilaterais de Espanha e Portugal.

A Extremadura está presente com um stand próprio na BTL, o grande evento para os profissionais e o público do mercado emissor mais importante para a região espanhola.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha, 46.400 portugueses alojaram-se em estabelecimentos turísticos da Extremadura em 2017, mais 13% a respeito do ano anterior.

16,4% dos turistas estrangeiros que visitam a região são de Portugal.