EFEPlasencia (Cáceres)

A Federação Extremenha de Futebol (FEXF) iniciou esta segunda-feira em Navalmoral de la Mata (Cáceres) diferentes atividades no marco do projeto "UEFA Grassroots", uma iniciativa do principal organismo do futebol europeu com o objetivo de impulsionar o futebol modesto em todos seus âmbitos.

O evento, que foi adjudicado em exclusivo à FEXF por parte da Real Federação Espanhola de Futebol, inscreve-se por sua vez dentro da "Semana Europeia do Desporto", levando uma multidão de atividades relacionadas com o futebol a distintos pontos da região.

O projeto UEFA Grassroots pretende que o futebol seja uma ferramenta para inculcar valores como o trabalho em equipa, o desenvolvimento social, a saúde, o estado físico e a realização pessoal, e ao mesmo tempo um veículo para o desenvolvimento educativo, social e desportivo.

O UEFA Grassroots procura além disso maximizar a participação do maior número possível de pessoas no jogo, independentemente da sua idade, habilidade, origem étnica, raça, religião ou sexualidade, segundo informa a FEXF em comunicado.

Assim, a agenda de 23 a 29 de setembro estará composta por um carrossel de microeventos em toda a Extremadura.

Haverá torneios de futebol e futsal base, futebol feminino, campeonatos de E-Sports e futebol freestyle, jogos de habilidade, conversas sobre valores e bons hábitos, captação arbitral, atividades inclusivas com deficientes e centros penitenciários e até um torneio de futebol com bolas insufláveis.

Tudo isso com a participação de clubes, estudantes e todas aquelas pessoas que desejem juntar-se aos eventos programados.