EFEBadajoz

A IV Feira do Lagar e do Azeite Ecológico de Almendral (Badajoz), que será realizado entre os próximos dia 8 e 17, vai contar com a participação de mais de 70 profissionais de vários pontos de Espanha e Portugal e estará centrado na "hiperdiferenciação" deste setor.

O evento foi apresentado esta quarta-feira numa conferência de imprensa em Badajoz pelo autarca local, José Antonio Arroyo, entre outros.

A feira vai receber conferências, oficinas, projeções, atividades de oleoturismo e gastroturismo, cozinha ao vivo, atuações musicais, rotas pedestres e atividades gastronómicas.

Na próxima sexta-feira vai-se falar sobre o olival biodinâmico, a oportunidade e o desafio da azeitona de mesa ecológica, a agricultura ecológica de precisão, o mercado nacional e internacional de azeites virgens extra ecológico e os desafios futuros do setor no Alentejo e Extremadura.

Nesse mesmo dia haverá uma prova dos azeites vencedores do segundo concurso de colheita antecipada da província de Badajoz.

O autarca afirmou que a feira tem-se consolidado e aumentou o número de profissionais do setor, destacando também a qualidade das conferências técnicas.