EFEPlasencia (Cáceres)

A XXIII edição da Feira Raiana, o evento de cooperação transfronteiriça organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (Portugal) e a Câmara Municipal de Moraleja (Cáceres), encerrou este domingo com um número recorde de 150.000 visitantes.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, fez um balanço desta edição e explicou que se vai dar continuidade aos protocolos assinados entre ambas partes.

Além disso, solicitou o apoio das Administrações centrais e autónomas de ambos países "para que este certame possa continuar a crescer", segundo informa a organização em comunicado.

Jacinto assegurou que a ajuda económica dos Governos regionais e centrais, tanto de Portugal como de Espanha, "é necessária para que o certame de Moraleja, que será realizado em 2020, seja ainda maior, não só em visitantes e expositores mas também em conteúdos".

Armindo Jacinto antecipou que na próxima edição espanhola se vai dar continuidade ao Fórum Mundial de Inovação Rural, que chegará à sua sexta edição e que desde o ano 2015 contribuiu para a instalação de novas empresas na Raia.

A implementação de um programa cultural "muito ambicioso", o aumento do número de expositores e a realização de cinco seminários que abordaram aspetos relacionados com o desenvolvimento rural sustentável e a produção de alimentos saudáveis, foram os aspectos "mais relevantes" do certame que acaba de terminar, segundo o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O autarca português também ressaltou os contatos mantidos para conseguir que técnicos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) programem uma visita ao município de Moraleja no próximo outono para conhecer o território a fim de iniciar os trabalhos para que a comarca de Sierra de Gata se torne numa bio-região.

A Feira Raiana converteu-se num fórum reivindicativo desde o qual, nos últimos anos, se reivindicou a conversão em rodovia do traço entre Moraleja e Castelo Branco para ligar com a A-23 e Lisboa.