EFEBadajoz

A Associação Cultural Sueña Teatro é a organizadora do 9º Festival Cinexpress de Badajoz, que se realiza de 13 a 15 de setembro no âmbito do programa de lazer noturno "Vive la noche" desta cidade, estando dirigido a todos os jovens que procuram uma forma de expressão criativa no mundo audiovisual.

O projeto está financiado pela Câmara Municipal de Badajoz, dispõe de um grande número de patrocinadores e conta com a colaboração do Instituto da Juventude da Extremadura (IJEX), que volta a oferecer a sala de cinema da Fábrica Jovem para a projeção das curtas-metragens.

O festival propõe aos participantes a gravação de uma curta com uma duração máxima de cinco minutos num tempo limite de 48 horas para a sua realização e entrega.

As curtas-metragens devem gravar-se em castelhano ou estar legendadas neste idioma, e a temática será livre, segundo detalha a organização em comunicado.

O festival procura conseguir que todas as cidades da Extremadura se tornem durante esse fim de semana num "grande estúdio de cinema" onde os jovens criativos possam converter as suas histórias numa realidade, embora o evento esteja aberto a qualquer cidade de Espanha e do estrangeiro.