EFEPlasencia (Cáceres)

Um "festivalino" musical marcado para os próximos dias 23 e 24 de agosto em Plasencia e Cuacos de Yuste, respetivamente, vai arrecadar fundos para ajudar as crianças saarauís com diversidade funcional que vivem no campo de refugiados de Tinduf (Argélia).

Sob a denominação de "Festival Extremadura com o Saara", a atividade está organizada pela Moviendo Arena: Amigos de Oro, uma associação juvenil cujo objetivo é promover a ação social e a mobilidade na juventude espanhola e saarauí.

Para isso, além da elaboração de projetos de educação para a saúde nos acampamentos, vão ser realizadas diversas iniciativas e campanhas de sensibilização sobre a integração de pessoas com deficiência na sociedade saarauí, segundo explicou esta segunda-feira em conferência de imprensa a presidente do grupo, Rosana González.

González detalhou que há uns meses foi destruído, por causa de um tornado, o telhado da casa das mães nos campos de refugiados, que é o lugar onde residem as mães dos pequenos com diversidade funcional da Casa Paradiso durante os seus tratamentos.

"Daí surge este primeiro festivalino de verão que servirá para arrecadar fundos que serão dedicados à reconstrução da casa de mães", acrescentou.

Desta forma, o parque de la Isla em Plasencia, na sexta-feira, 23 de agosto, e a praça Juan de Austria de Cuacos de Yuste, no sábado, dia 24, vão acolher a partir das 11h, hora espanhola, distintas atividades especialmente desenhadas para os menores.

A partir das 21h30 o evento torna-se num festival de música.

Em Plasencia tocarão Lino Suricato, María Díez, Gonzalo Hormigo, Blue Chicken y Foret e os Psiconautas; enquanto em Cuacos de Yuste estão anunciados María Díez, Gonzalo Hormigo, Blue Chicken, Sol Boe e as Kinxis.