EFEPlasencia (Cáceres)

O mítico "Jarramplas" de Piornal, as "Carantoñas" de Acehúche e o Carnaval Hurdano, todos da província de Cáceres, vão participar na décima quarta edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) de Lisboa (Portugal), que será realizado de 16 a 19 de maio em Belém.

Declarado de interesse turístico internacional pelo Turismo de Portugal, este evento conta com a participação de representantes das mais variadas festividades associadas à máscara de países como Espanha, Brasil, França, Irlanda, Itália e Portugal.

O Grande Desfile da Máscara Ibérica, previsto para sábado, dia 18, a partir das 16:30 horas, será novamente o principal momento do FIMI, organizado pela Associação para a Promoção, Gestão e Desenvolvimento do Turismo Cultural em Portugal (Progestur).

Vão desfilar nesta edição mais de 500 máscaras de cerca de 30 grupos diferentes, segundo informou a Deputação de Cáceres em comunicado.

A província de Cáceres estará representada no desfile pelo mítico "Jarramplas" de Piornal, as "Carantoñas" de Acehúche e os carnavaleiros de Las Hurdes, personagens que dão nomes a três das festas mais representativas da Extremadura.

Além do desfile, ao longo dos quatro dias, na denominada Mostra das Regiões, a Deputação de Cáceres vai oferecer uma ampla imagem da província, tanto através de material promocional como de degustações de produtos denominação de origem e indicação geográfica protegida.

Além disso, uma parte do espaço estará reservada aos artesãos da província, que poderão promover e vender os seus produtos.