EFEPlasencia (Cáceres)

O Vale do Jerte, no norte da Extremadura, é famoso pela floração das cerejeiras, um incrível espetáculo de mais de um milhão e meio de árvores que tingem de branco as encostas desta comarca de Cáceres.

A floração das cerejeiras não acontece todos os anos nas mesmas datas, pois depende das condições meteorológicas durante o inverno, embora o habitual é que seja na segunda quinzena de março e na primeira semana de abril.

Esta quarta já foram vistas as primeiras flores "e a cada dia que passa vai haver mais", segundo informou o Escritório de Turismo do Consórcio de municípios do Jerte.

Assim, no próximo fim de semana (dias 16 e 17 de março) haverá bastante floração pela zona baixa da comarca, a mais quente.

Concretamente, as flores começarão a destacar-se nas localidades de Navaconcejo, Valdastillas e Rebollar.

Para celebrar este espetáculo natural, declarado festa de Interesse Turístico Nacional, o Consórcio de municípios do Vale do Jerte preparou um amplo programa cultural, "Primavera y Cerezo en Flor", dividido em três blocos temáticos: "Despertar del Valle" (de 16 a 28 de março), "Cerezo en Flor" (de 29 de março a 7 de abril) e "Lluvia de pétalos" (8 de abril a 3 de maio).