EFEAlmendralejo (Badajoz)

A celebração da entrada do solstício de inverno na jazida pré-histórica de Huerta Montesa em Almendralejo vai contar este ano com atividades como meditação, jornada de portas abertas, um brinde com vinho e um pequeno-almoço solidário.

O vereador de Turismo de Almendralejo, Carlos González Jariego, apresentou esta quinta-feira em conferência de imprensa o programa de atividades organizado pelo Escritório de Turismo por ocasião da chegada do solstício de inverno no sepulcro coletivo da Idade do Cobre.

Embora o solstício seja celebrado a cada 21 de dezembro, as atividades começam já este domingo com uma oficina de meditação em movimento para equilibrar corpo e mente, a cargo da especialista Ana Donoso Mora e com inscrição gratuita.

Nesse mesmo dia haverá uma jornada de portas abertas no sepulcro, situado no centro urbano da cidade.

As atividades centrais serão no dia seguinte, sábado, quando se vai começar com a observação do sol a entrar no sepulcro, seguido por um pequeno-almoço solidário em benefício da Fundação Allegro e com música ao vivo a cargo de membros do Instituto de Jazz e Música Moderna da Extremadura.

O solstício de inverno atrai anualmente vários visitantes a esta localidade, já que a jazida foi construído pelos antepassados para que nesse dia o primeiro sol da manhã ilumine toda a câmara funerária circular.