EFEMérida

O Museu Nacional de Arte Romana (MNAR) de Mérida celebra a Semana Temática "Ser Mulher em Roma" no âmbito do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com um programa de atividades cujo objetivo é "valorizar o papel da mulher na sociedade romana".

O MNAR explicou esta quarta-feira em comunicado que esta atividade inscreve-se no Ciclo de Conferências "Viver em Roma (VI). O que as peças nos contam".

A iniciativa vai contar com especialistas como María del Mar Marcos Sánchez, doutora da Universidade de Cantábria, que dará uma conferência dedicada às mulheres precursoras da Antiguidade, como Egeria, uma viajante e escritora hispano-romana.

Durante o fim de semana, os Voluntários Culturais da Associação de Amigos do Museu irão organizar uma Rota Didáctica através de peças chave da coleção do MNAR que refletem a vida pública e privada da mulher de Mérida.

Além disso, a Nave Principal do Museu vai receber no próximo sábado, dia 9, a "Matronalia", uma atividade de recriação em parceria com a Associação "Ara Concordiae", que destaca o protagonismo das mulheres na festa celebrada durante as calendas de março.