EFEMérida

A obra "San Francisco en oración", uma das referências do pincel de Francisco de Zurbarán, já se encontra em exibição no Museu de Belas Artes de Badajoz (MUBA), graças a um empréstimo do Museu do Prado feito dentro do bicentenário deste célebre museu espanhol.

Devido à comemoração do bicentenário, o Museu do Prado organiza a exposição "De gira por España" ("De excursão por Espanha", em português), com a qual leva a outros museus uma obra de especial relevância dentro da sua coleção e exposta habitualmente nas suas salas.

Na Extremadura, o MUBA foi selecionado para mostrar durante um mês a peça "San Francisco en oración" (1659), de Francisco de Zurbarán.

Estiveram no ato de apresentação da obra a delegada do Governo espanhol na Extremadura, Yolanda García Seco; o presidente da Deputação de Badajoz, Miguel Ángel Gallardo; o diretor do Museu do Prado, Miguel Falomir, e a diretora do MUBA, María Teresa Rodríguez, entre outras personalidades.

O empréstimo da obra foi "uma surpresa", segundo a diretora do MUBA, que mostrou a sua satisfação pela instituição que dirige participar nesta celebração do museu madrilenho. "Isto encoraja-nos a continuar a trabalhar e comprovar que vamos pelo bom caminho na promoção do património artístico extremenho", acrescentou.

Por sua parte, o diretor do Museu do Prado agradeceu ao MUBA e à Deputação que tenha permitido "cumprir com uma obrigação neste bicentenário, estreitar laços com a sociedade espanhola", pois o Prado é de todos.