EFEPlasencia (Cáceres)

Navalmoral de la Mata (Cáceres) é o primeiro município da Extremadura que aprovou o acordo com o Ministério do Interior de Espanha para a integração da Polícia Local no Sistema de Acompanhamento Integral nos casos de Violência de Género (Sistema VioGén).

Tal foi anunciado hoje pela delegada do Governo na Extremadura, Yolanda García Seco, que presidiu esta manhã, junto com a autarca de Navalmoral, Raquel Medina, a Junta Local de Segurança do município.

No total, seis agentes da Polícia Local, dois por cada turno e com formação, fazem parte do Sistema VioGén na localidade.

Este sistema permite que a Polícia Local atenda de forma direta a proteção de vítimas de violência de género e disponham da informação atualizada, como ordens de proteção que estão em vigor e medidas de proteção que os afetam, informou a Delegação do Governo espanhol na Extremadura em comunicado.

Neste sentido, García Seco felicitou a autarca da cidade "pelo seu impulso para que a Polícia Local faça parte do Sistema VioGén em parceria com a Guarda Civil".

Segundo a delegada do Governo, em Navalmoral de la Mata há 54 mulheres vítimas de violência de género, mais de 90% com ordens de proteção em vigor, um número que qualificou de "muito grande", pelo que destacou "a relevância de um trabalho coordenado entre a Polícia Local e a Guarda Civil".