EFEMérida

O projeto "Gala Lírica" vai aproximar o género lírico a sete localidades da Extremadura com representações teatrais e atividades formativas paralelas, tais como cursos de técnica vocal, seminários sobre personagens da ópera ou oficinas de caraterização.

Trata-se de um projeto de divulgação organizado pelo Centro de Investigações para a Voz e Música da Extremadura que pretende divulgar géneros como o canto lírico, a ópera ou a zarzuela unida ao cinema de comédia, segundo destacou o seu diretor, Ángel Jiménez.

Com a "Gala Lírica 2019" pretende-se envolver os cidadãos numa ópera através de oficinas de técnica vocal, oficinas teóricas sobre o contexto das personagens, cursos de técnicas e recursos de maqulhagem para caraterização e uma amostra do trabalhado.

A iniciativa vai arrancar em Mérida com a estreia de "Uma noite na ópera" no sábado, 19 de outubro, um espetáculo no qual se vão interpretar cenas de óperas como "Le nozze del Figaro" ou "Don Giovanni" de Mozart, "La serva padrona" de Pergolesi; "Il barbiere di Siviglia" de Rossini e "Don Pasquale" ou "L'elisir d'amore" de Donizetti, entre outras.