EFEMérida

O espetáculo "Raíces Extremadura flamenca" vai estar amanhã, terça-feira, dia 31, no Teatro Aveirense, da localidade portuguesa de Aveiro, dentro do Festival Flamenco Heritage de Portugal, quando se vai representar a primeira das três atuações.

Mediante um comunicado, o Governo da Extremadura assinalou que o espetáculo, promovido pela Secretaria Geral de Cultura regional, está baseado nos tangos e animações estremenhas e conta com Miguel Vargas e Juan Vargas na viola, "La Kaita" e Alejandro Vega no canto e "El Peregrino" no baile.

As seguintes atuações, todas noturnas, serão a 3 de novembro em Lisboa, na Aula Magna, e a 10 de novembro em Campo Maior, no Centro Cultural.

O Festival Flamenco Heritage conta também com a participação da Deputação Provincial de Badajoz com a exposição "Flamencuras", do fotógrafo estremenho Diego Gallardo López, e com o apoio do Instituto Cervantes de Lisboa e a Embaixada de Espanha em Portugal.

Este ciclo inscreve-se dentro das atividades da "Mostra Espanha", que se realiza em diversas cidades de Portugal desde 28 de setembro até ao próximo 11 de fevereiro.

A "Mostra Espanha" é um evento de cariz bienal promovido em Portugal pela Secretaria de Estado de Cultura do Ministério de Educação, Cultura e Desporto de Espanha.

O seu objetivo é dar a conhecer em dito país uma amostra de alguns dos aspectos mais relevantes do âmbito cultural espanhol.

Exposições, encontros, música, teatro, dança e cinema formam uma programação à qual a comunidade estremenha irá contribuir diversas atividades culturais.

Assim, à participação no Festival Flamenco Heritage acrescenta-se a exposição "Uma Fresta de Possibilidades" com um total de 25 obras, entre as quais pinturas, esculturas, vídeos, instalações, desenhos e fotografias, de 23 artistas da Coleção "Helga de Alvear", no Fórum Fundação Eugénio de Almeida de Évora, entre 3 de novembro de 2017 e 21 de janeiro de 2018.

Além disso, também estão previstas a atuação do Teatro Guirigay em Braga a 15 de novembro e na Maia a 22 de novembro com o seu "Encontro com Miguel Hernández" e a participação no encontro literário organizado por Antonio Sáez na Fundação Saramago de Lisboa a 14 de dezembro.