EFECáceres

Stan Lee, génio da banda desenhada e criador de um dos personagens mais populares, Spider-Man, protagoniza a "X Salita del Cómic" da Extremadura, realizada em Cáceres este fim de semana.

O americano Stan Lee foi uma referência indispensável da cultura popular nas últimas décadas e a Salita vai prestar-lhe homenagem após o seu falecimento, aos 95 anos, em novembro de 2018, com várias exposições na Biblioteca de Cáceres e no Ateneu (Palácio de Camarena), entre outros espaços, até o próximo dia 15 de outubro.

Segundo explicaram à Efe desde a exTreBeO (Associação cultural de amigos da banda desenhada da Extremadura), a maioria de atividades vão decorrer no Ateneu durante este sábado em horários de manhã e tarde.

Vai haver oficinas de personagens de banda desenhada e a apresentação de novidades editoriais da exTreBeO dirigidas ao público infantil.

As novidades para adultos irão ser apresentadas nessa mesma jornada, desde as 17.30 horas.

Por último, o Passeio de Cánovas voltará a ser o epicentro da Salita com a realização da já tradicional banda desenhada ao vivo e a participação de 20 autores que irão desenhar ao vivo, desde as 11.30 horas deste domingo, vinhetas de grande tamanho baseadas no trabalho de Stan Lee, conhecido no mundo todo.

Desde a editora Marvel, Lee deu forma como escritor, junto a artistas como Jack Kirby ou Steve Ditko, a toda uma constelação de inesquecíveis personagens da banda desenhada na qual, além de Spider-Man, figuram Hulk, os Quatro Fantásticos, Iron Man, The X-Men e Daredevil.