EFEPlasencia

As onze localidades que formam o Consórcio de municípios do Vale do Jerte vão acolher durante os meses de outubro, novembro e dezembro um extenso programa turístico-cultural denominado "Otoñada", cujo objetivo é valorizar a beleza outonal desta comarca de Cáceres.

O grupo de ação local Sociedade para a Promoção e Desenvolvimento do Vale do Jerte (Soprodevaje) e o Consórcio de municípios ultimam estes dias os preparativos para a décima sétima edição desta festa, que no passado contou com a participação de milhares de visitantes de vários países.

Entre os objetivos colocados nos estatutos da Soprodevaje encontra-se a promoção da comarca nas datas com menor assistência de visitantes de modo a combater a forte estacionalidade que o turismo no Vale do Jerte sofre, já que esta região é fundamentalmente conhecida pelo cultivo da cereja.

Foi este fim que convenceu os responsáveis da associação de desenvolvimento a dar início a esta festa, que permite dar a conhecer os múltiplos atrativos que o Vale do Jerte apresenta no outono.