EFEPlasencia (Cáceres)

O Consórcio de municípios do Vale do Jerte (Cáceres) convocou um concurso para a escolha de um vídeo "impactante e apelativo" para promover a festa da Cerejeira em Flor de 2019, declarada de Interesse Turístico Nacional.

Segundo explicou à Efe o presidente do Consórcio de municípios desta localidade, Ernesto Agudiez, o evento "insígnia" do turismo de Cáceres procura este ano, como novidade, um vídeo que reflita a realidade da comarca.

"Queremos vídeos de pouca duração mas muito impactantes e apelativos, que depois vamos utilizar para a promoção da festa da Cerejeira em Flor e que se vai estrear no dia da inauguração da edição de 2019", apontou Agudiez.

O Vale do Jerte, no norte da Extremadura, é famoso pela floração das cerejeiras na primavera, um incrível espetáculo de mais de um milhão e meio de árvores que tingem de branco as encostas do vale.

A floração das cerejeiras não se produz todos os anos nas mesmas datas, já que depende das condições meteorológicas durante o inverno, embora o normal é que aconteça durante os últimos dez dias de março e os primeiros dez dias de abril.

A floração dura entre 12 e 14 dias e é um momento de celebração para toda a comarca.

A festa da Cerejeira em Flor é celebrada há mais de 40 anos como um momento de júbilo no qual o agricultor agradece e aplaude a iminente chegada da próxima colheita.