EFEMérida

Voluntários da Associação para a Defesa da Natureza e dos Recursos da Extremadura (ADENEX) recolheram cerca de trinta quilos de lixo durante um dia dedicado à limpeza realizado na ribeira do Guadiana na sua passagem por Mérida (Badajoz).

No marco da iniciativa "Um metro quadrado pelos rios, barragens e bosques", membros e voluntários da Adenex participaram esta terça-feira numa iniciativa de limpeza da área à volta do rio Guadiana, na paisagem conhecida como "Los pesquiles", segundo informaram fontes desta associação em comunicado.

A Adenex conseguiu retirar do rio 5,9 quilos de embalagens de plástico, algo mais de oito quilos de vidro, quase três quilos de outros resíduos, assim como papel, papelão e lixo orgânico.

Os participantes desta atividade completaram a limpeza com uma revista geral da zona, durante a qual recolheram, em vinte minutos, um total de 30 quilos de lixo, que classificaram para a sua posterior reciclagem.

Desta maneira, Adenex procurou ressaltar a necessidade de manter os ecossistemas de ribeira e das zonas dos rios, barragens e bosques da Extremadura livres de resíduos poluentes.