EFEOdessa (Ucrânia)

Pelo menos dez pessoas morreram na cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, quando supostamente tropas russas dispararam contra uma fila de cidadãos que esperavam para comprar pão, informou o Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informação ucraniano.

"Em Chernihiv, as tropas russas dispararam contra as pessoas que faziam fila para comprar pão: pelo menos 10 mortos", indicou o órgão no Twitter sobre um incidente que não pôde ser confirmado por outras fontes.

Um correspondente do meio de comunicação local Suspilne, que disse ter testemunhado o incidente, também informou sobre o tiroteio e confirmou o número de mortos, que calculou numa dezena, segundou avançou a Interfax-Ukraine.

Por sua parte, a agência de notícias ucraniana Ukrinform informou que o incidente aconteceu por volta das 10h00 locais (08h00 GMT).

"As forças russas dispararam e mataram hoje 10 pessoas na fila para comprar pão em Chernihiv. Estes ataques horríveis têm de parar", disse a embaixada dos EUA na sua conta do Twitter.

"Estamos a considerar todas as opções disponíveis para assegurar que se prestem contas por qualquer crime atroz na Ucrânia", acrescentou a embaixada norte-americana.