EFEBruxelas

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 45 milhões de euros à empresa espanhola HIPRA para financiar o desenvolvimento de uma nova vacina contra o covid-19, informou a entidade em comunicado.

Segundo indicou o banco esta segunda-feira, o empréstimo será usado para cobrir parte dos "investimentos, necessidades e atividades de I&D da companhia", além de fortalecer a sua capacidade de produção.

A ajuda concedida vai também garantir uma cadeia de abastecimento europeia para o fabrico de uma vacina comercial baseada numa "tecnologia inovadora, como a proteína recombinante", e contribuir para a geração de conhecimento científico a nível europeu, acrescentou a entidade.

Este é o segundo empréstimo que o banco comunitário concede à farmacêutica, especializada no desenvolvimento de vacinas na área da saúde animal e humana, após uma primeira operação de financiamento de 35 milhões concedida em 2019 e 2021.

A vacina elaborada pela HIPRA é a mais avançada na corrida para desenvolver um fármaco contra a covid-19 de origem espanhola. No passado mês de agosto, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) autorizou o início dos testes clínicos da vacina em pessoas.

O vice-presidente do BEI, o português Ricardo Mourinho Félix, sublinhou que a operação financeira demonstra o "forte compromisso" do BEI em incentivar a capacidade inovadora nas empresas relacionadas com a saúde, enquanto que a HIPRA salientou que o seu projeto "irá reforçar a capacidade estratégica para a Europa que lhe permita enfrentar novos desafios no futuro".