EFEWashington

O virtual candidato do Partido Democrata americano à Casa Branca, Joe Biden, disse esta terça-feira que o facto de o presidente do país, o republicano Donald Trump, ter revelado que toma hidroxicloroquina como prevenção contra a COVID-19 é algo "totalmente irresponsável".

"É como dizer que se talvez injetares Clorox (lixívia) no sangue possas ficar curado. Por favor! O que está a fazer?", disse Biden numa conversa sobre segurança alimentar com o chef espanhol José Andrés.

O ex-vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017 mostrou-se deste modo preocupado de que algumas pessoas possam seguir o exemplo de Trump com hidroxicloroquina: "O que achas que as pessoas vão fazer? Achas que não vão usá-la?".

Trump, candidato à reeleição nas eleições presidenciais de 3 de novembro, revelou segunda-feira que, nas últimas semanas, tem tomado diariamente hidroxicloroquina e zinco de forma preventiva, algo que continuará a fazer apesar das críticas, porque está "curioso", disse, sobre os efeitos que isso pode ter.

Biden criticou Trump não só pelo seu uso do fármaco mas também pelo facto de não usar uma máscara em público, como recomendado pelas autoridades sanitárias dos EUA.

"Recusou-se a assumir a sua responsabilidade", disse Biden sobre o presidente, explicando que no seu caso não pode "sair de casa (sem máscara) porque tem os Serviços Secretos e todos usam máscaras".