EFESeul

A Coreia do Norte testou um lançador múltiplo de foguetes "super grande" no seu mais recente teste balístico, informou o regime do país esta segunda-feira através da agência de notícias estatal KCNA.

O teste, realizado no domingo e considerado bem-sucedido pelo regime, foi feito "para verificar mais uma vez as características técnicas e tecnológicas do sistema de lançamento que será entregue às unidades do exército", segundo a agência, que não deu detalhes sobre o tipo de míssil lançado ou de onde foi disparado.

O teste foi supervisionado por Ri Pyong-chol, figura-chave do programa de armamento da Coreia do Norte e um dos vice-presidentes do Comité Central do Partido dos Trabalhadores. O anúncio da KCNA foi feito, como habitual, um dia depois da sua realização.

De acordo com o Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), dois mísseis foram disparados domingo a partir da cidade costeira de Wonsan, no leste do país, e percorreram cerca de 230 quilómetros, além de terem chegado a uma altura de 30 quilómetros, antes de caírem no mar.