EFEMadrid

O rei Felipe VI fez esta quinta-feira a sua primeira aparição pública desde que a Casa Real anunciou na última segunda-feira a saída de Espanha do rei emérito Juan Carlos I como medida para atenuar a polémica levantada pelos seus supostos negócios ocultos no exterior.

O rei espanhol recebeu numa audiência no Palácio da Zarzuela o ministro dos Negócios Estrangeiros do Uruguai, Francisco Bustillo, durante a sua visita a Madrid.

A reaparição do monarca acontece três dias depois de se ter comunicado a decisão de Juan Carlos I de residir fora de Espanha "neste momento", materializada através de uma carta enviada ao seu filho.

Desde então, nem a Zarzuela, nem o próprio rei emérito, que continua a pertencer à Família Real, informaram acerca do seu paradeiro, no meio de várias especulações sobre onde se encontra.

Alguns meios de comunicação publicaram que está na República Dominicana num complexo hoteleiro de luxo na localidade de La Romana, na costa do Caribe, enquanto outros colocam-no em Portugal.