EFENova Iorque

A modelo americana Kim Kardashian não danificou o histórico vestido de Marilyn Monroe que usou no passado maio na Gala do Museu Metropolitano de Nova Iorque, segundo garantiu em comunicado a companhia que o emprestou, a franquia "Ripley's believe it or not!".

Scott Forner, que diz ter a maior coleção privada de arquivos e artigos pessoais de Monroe, partilhou no seu website e nas redes sociais fotografias comparando o estado do vestido "antes e depois" de ser usado por Kardashian para assistir ao exclusivo evento organizado anualmente em Nova Iorque, e o seu veredito foi que a peça apresentava danos "permanentes".

"O andar de Kim Kardashian pelas escadas do Museu Metropolitano na Met Gala deste ano causou um grande alvoroço, mas uma coisa que o 'Ripley's believe it or not!' pode dizer com confiança é que não causou dano ao famoso vestido do 'Feliz aniversário' de Marilyn Monroe, de 1962", indicou agora a companhia proprietária desta icónica peça de roupa.

A empresa relembrou que não é a primeira dona deste vestido e que o adquiriu num evento da Julien's Auctions em 2016 por 4,8 milhões de dólares.

Desde então, "como empresa privada, a Ripley's tem exibido o vestido histórico em várias das suas atrações em todo o mundo. A companhia compreende os riscos associados com isso", acrescentou.

"Desde a parte inferior dos degraus do Met (Museu Metropolitano), onde Kim pôs o vestido, até à parte superior onde foi devolvido, a peça estava nas mesmas condições em que começou", assinalou a vice-presidente de publicação e licenças da Ripley's, Amanda Joiner, que custodiou o vestido no dia da Gala e durante o transporte de Orlando a Nova Iorque.

O vestido é praticamente parte da história dos Estados Unidos e da cultura pop, pois era o que Monroe usou quando cantou os "parabéns" ao então presidente americano John F. Kennedy em 1962, apenas uns meses antes do falecimento da atriz.

Para poder caber no vestido, Kardashian, de 41 anos, teve que fazer uma dieta com a qual diz que perdeu cerca de 16 libras (mais de 7 quilos) em três semanas e apenas o usou durante uns minutos.