EFEWashington

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa americana Novavax tem demonstrado ser segura e eficaz em pacientes considerados de "alto risco" e contra as principais novas variantes do vírus.

De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pela empresa sediada em Maryland, a vacina, ainda em estudos de fase 3, demonstrou ser 93% eficaz contra as principais variantes do vírus que circulam atualmente e 91% eficaz no caso de pacientes de alto risco.

A NVX-CoV2373, nome técnico da vacina baseada em proteína de nanopartículas recombinantes, atendeu às expectativas de proteção nos testes de fase 3, que incluíram um total de 29.960 pacientes nos Estados Unidos e no México.

"A Novavax está hoje um passo mais perto de abordar a necessidade crítica e persistente da saúde pública global por vacinas adicionais contra a covid-19. Esses resultados clínicos reforçam que a NVX-CoV2373 é extremamente eficaz e oferece proteção completa contra infeções moderadas e graves por covid-19", disse Stanley C. Erck, presidente e diretor-executivo da empresa.

"A Novavax continua a trabalhar com um sentido de urgência para concluir os nossos registos regulatórios e entregar esta vacina, construída numa plataforma bem conhecida e comprovada, para um mundo que ainda tem uma grande necessidade de vacinas", acrescentou o executivo.

Segundo o comunicado, a Novavax poderá conseguir uma capacidade de fabrico de 100 milhões de doses por mês até ao final do terceiro trimestre de 2021 e 150 milhões de doses por mês até ao final do quarto trimestre de 2021.