EFETóquio

Um morto, dezenas de feridos, cerca de 900.000 casas sem luz e graves transtornos nos transportes públicos foram os danos causados por um tufão que castigou hoje a costa central do Japão, incluído Tóquio, segundo diferentes relatórios da imprensa local.

O tufão Faxai começou no Pacífico e chegou à região de Chiba, ao nordeste de Tóquio, por volta das 5h00 (hora local, 20h00 GMT de domingo).

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o décimo quinto tufão da temporada chegou a registar ventos com uma velocidade máxima de 144 quilómetros por hora e sequências de 216 km/h, afastando-se novamente para o Pacífico, rumo a nordeste, a cerca de 30 km/h, após atingir o litoral oriental da maior ilha do Japão.

Fontes policiais disseram à cadeia NHK que uma mulher de cerca 50 anos morreu em Tóquio devido a uma rajada de vento que a empurrou bruscamente a um edifício.

Além disso, pelo menos 36 pessoas ficaram feridas em Tóquio e arredores e na província de Chiba, que recebeu o maior impacto do tufão, que ao longo da manhã foi perdendo força.