EFEBerlim

Oito pessoas foram mortas e outras cinco ficaram gravemente feridas em dois ataques a tiros na cidade alemã de Hanau, segundo informações de fontes da polícia.

O primeiro ataque ocorreu por volta das 21h locais, a partir de um carro, num "shisha bar", tipo de estabelecimento para pessoas compartilharem fumo num cachimbo de água, no centro da cidade. O segundo foi realizado num espaço parecido no bairro de Kesselstadt.

Os tiros terão sido feitos de dentro de um carro, e, de acordo com a emissora pública de televisão regional "Hessischer Rundfunk", ainda não se sabe se houve um ou mais agressores. O jornal "Bild" publicou que uma pessoa foi detida e que um forte esquema policial foi montado em busca de outros suspeitos.

Ainda segundo a polícia, três pessoas foram mortas no primeiro estabelecimento e cinco no segundo. Parte da imprensa da cidade falou ainda de um terceiro ataque, não confirmado pela polícia.

Hanau tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 20 quilómetros de Frankfurt, no Land -como cada um dos estados da Alemanha é conhecido- de Hesse.