EFETóquio

As autoridades japonesas encontraram esta quarta-feira os corpos de três homens e uma mulher dentro de uma tenda numa área montanhosa da cidade de Kofu, no centro do Japão, num aparente suicídio coletivo.

A polícia local recebeu uma chamada do escritório encarregado de gerir uma barragem do rio Arakawa a alertar sobre a morte de pessoas no interior da tenda, segundo os detalhes divulgados pela emissora pública japonesa NHK.

Os mortos foram encontrados à volta de uma briquete que tinha sido acesa e a polícia acredita que se trata de um caso de suicídio coletivo, pois não se encontrados ferimentos externos em nenhum deles.

As autoridades encontraram noutra tenda os pertences dos mortos, com idades compreendidas entre 20 e 50 anos, e oriundos da ilha de Hokkaido e de Honshu.

A polícia acredita que os mortos chegaram até ao local num único carro de aluguer na terça-feira, quando os funcionários da barragem viram várias pessoas a montar as tendas.

Segundo a Agência Nacional de Polícia, em 2018 houve no Japão 20.598 suicídios, 16,3 por cada 100 mil japoneses, o número mais baixo desde que os dados começaram a ser registados em 1978, embora continue a ser um dos maiores entre os países desenvolvidos.