EFEWashington

Republicanos e democratas no Congresso dos Estados Unidos anunciaram esta segunda-feira que chegaram a um acordo provisório para evitar um novo fecho parcial administrativo, na próxima sexta, que inclui financiamento para o muro da fronteira.

"Chegamos a um acordo em princípio entre nós em tudo o que se refere a segurança nacional e outras seis leis", afirmou o senador republicano Richard Shelby, explicando que a proximidade de um novo fecho administrativo colocou os legisladores em alerta.

O pacto inclui cerca de 1.375 milhões de dólares para construir aproximadamente 88,5 quilómetros de muro na fronteira com o México, segundo o The Washington Post, longe dos 5.600 milhões reivindicados pelo presidente Donald Trump por cerca de 322 quilómetros.

O acordo deve contar agora com a aprovação de Trump, que ainda não se pronunciou sobre o assunto e que precisa ratificá-lo, se o Congresso aprová-lo para, desta forma, evitar o fecho administrativo quando se esgotem os fundos atuais, na próxima sexta.

Perguntado sobre se a Casa Branca apoia o acordo, Shelby respondeu: "Nós acreditamos nisso".

Enquanto isso, a congressista democrata Nita Lowey, que participou nas negociações, disse que a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, apoia o pacto e que esperam apresentar um projeto de lei definitivo esta quarta.

"Alguns vão-se alegrar, outros não serão felizes", acrescentou Nita Lowey, sobre como os seus colegas democratas vão receber o acordo.

Democratas e republicanos estavam a negociar há semanas após o desentendimento entre ambos sobre a segurança nas fronteiras ter levado entre dezembro e janeiro a um fecho administrativo de 35 dias, o mais longo da história dos Estados Unidos.

Os democratas pediram uma redução significativa nos leitos em centros de detenção de imigrantes do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE, sigla em inglês), o que levou à suspensão das negociações no fim de semana.

No entanto, os democratas acabaram por desistir dessa reivindicação, segundo o The Washington Post.