EFEMoscovo

A Rússia anunciou esta sexta-feira que conta com um plano de reconstrução para os territórios da Ucrânia que foram afetados pelas ações militares que se encontram sob controlo das tropas russas.

"Já temos o calendário de trabalhos de reconstrução. Criamos um gabinete especial com a participação de todos os organismos interessados", afirmou o vice-primeiro-ministro russo, Marat Jusnulin, citado pela agência Interfax, durante uma visita de trabalho a Kazan, a capital da república russa de Tartaristão.

Jusnulin acrescentou que já estão especialistas nesses territórios ucranianos para avaliar os trabalhos de reconstrução necessários.

"Os primeiros especialistas já lá estão. Isto é, o trabalho já está em andamento. Vamos reconstruir todos as estradas, as casas destruídas", sublinhou.

O vice-primeiro-ministro acrescentou que foi elaborado um segundo pacote de medidas com o propósito de recuperar a economia.

"Preparamos uma série de medidas para pôr a economia em andamento o quanto antes e adequar o sistema financeiro", assinalou, admitindo ainda que há muitos problemas relacionados com a agricultura.

Segundo Jusnulin, a tarefa é "devolver o quanto antes esses territórios à vida económica normal".