EFEBerlim

O Partido Social-Democrata (SPD), os Verdes e o Partido Liberal (FDP) da Alemanha começam esta quinta-feira negociações formais para a formação de uma coligação de Governo depois das eleições de 26 de setembro, nas quais os social-democratas foram a força mais votada.

Este primeiro encontro, que terá início esta tarde, irá contar com a presença de seis representantes de cada partido, tanto ao nível de política federal, como regional e municipal, assim como dos líderes dos grupos de trabalho.

De momento, a única data certa é o início das negociações desta quinta, mas o objetivo é chegar a um acordo para a formação de um Governo antes do Natal.

O início formal das conversas de cada grupo de trabalho -22 no total- está previsto para a próxima semana e as negociações, segundo os envolvidos, podem durar pelo menos três ou quatro semanas, segundo indica a televisão pública ARD.

As equipas negociadoras, formadas pelos candidatos nas eleições de setembro e pelos presidentes dos partidos, entre outros, terão depois a tarefa de incluir os resultados dessas conversas num acordo final de coligação.

Caso se consiga um acordo, a Alemanha terá pela primeira vez ao nível federal uma coligação semáforo entre sociais-democratas, verdes e liberais, chamada assim pelas cores que representam os partidos.