EFEViena

A rádio e televisão pública austríaca, a ORF, lançou uma lotaria, com prémios que incluem uma casa ou um carro elétrico, de modo a tentar aumentar a ainda insuficiente percentagem de população vacinada contra a covid-19.

"Quem se vacina, ganha" é o slogan da iniciativa que irá sortear 1.000 prémios entre todos os maiores de 18 anos residentes no país que se tenham vacinado, ou irão fazê-lo, entre o passado 1 de outubro e o próximo dia 20 de dezembro com algumas das quatro vacinas autorizadas pela União Europeia.

Este sorteio enquadra-se na campanha para incentivar a vacinação dos 34% dos austríacos que ainda não o fez, percentagem que coloca o país com a imunização mais baixa da Europa ocidental.

Essa é uma das causas, segundo os especialistas, que coloca a Áustria entre os países com o maior índice de infeção a sete dias de todo o mundo.

Os setores da hotelaria, gastronomia, lazer, cultura e comércio não essencial fecharam ontem para um confinamento de 20 dias que procura reduzir os contágios, e o Governo anunciou que a vacinação será obrigatória a partir do próximo fevereiro.

A ORF justificou o sorteio ao afirmar que por vezes a educação e a informação não são suficientes para convencer a população da importância das vacinas na luta contra a pandemia.