EFETóquio

As autoridades de Tóquio, cidade-sede dos Jogos Olímpicos, anunciaram esta terça-feira 2.848 novos casos de covid-19, o número mais alto de contágios diários registado até ao momento na capital japonesa desde o início da pandemia.

O recorde anterior tinha sido estabelecido a 7 de janeiro, quando foram contabilizados 2.520 casos. A nova marca ocorre no meio de um quarto estado de emergência, vigente na cidade até 22 de agosto, abrangendo toda a competição.

"Estamos preocupados porque o número de pessoas em estado grave está a aumentar. Os idosos acima de 65 anos contagiados são 2% dos positivos. O importante é que os jovens se vacinem o quanto antes", afirmou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, à emissora pública NHK.

Apenas 25,5% da população japonesa recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19, a maioria com mais de 65 anos, segundo os dados oficiais mais recentes.

O Governo japonês declarou o estado de emergência na cidade a 12 de julho devido ao aumento de casos e à preocupação com a incidência da variante delta.