EFEWashington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu numa entrevista ao canal NBC News que não está preparado para perder nas eleições de 2020, quando irá tentar a reeleição para mais quatro anos de Governo.

Perguntado sobre a possibilidade durante uma conversa transmitida este domingo pelo canal, o presidente americano confessou que "provavelmente" não está preparado para encarar uma derrota.

"Seria muito melhor se dissesse 'sim'. Seria muito mais fácil para mim dizer: 'Ah, sim'. Não, provavelmente não estou muito preparado para perder. Não gosto de perder. Não perdi muito na minha vida", afirmou.

Na terça-feira passada, Trump começou formalmente a sua campanha para a reeleição durante um comício de quase uma hora e meia na Flórida, um dos estados-chave para as eleições de novembro de 2020. O ato era uma mera formalidade, porque o governante tratou dos papéis para se apresentar à reeleição no primeiro dia de mandato, em 2017, e tem-se mantido em eterna campanha até agora.

"Apresento-me à vossa frente para lançar oficialmente a minha campanha para um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos", disse Trump a 20 mil pessoas.

Trump mencionou por alto o nome de dois dos seus potenciais oponentes democratas em 2020, Joe Biden e Bernie Sanders. Por outro lado, referiu dez vezes o nome de Hillary Clinton, que concorreu contra si em 2016.

Por enquanto, a corrida para selecionar o candidato democrata para 2020 tem 25 candidatos principais, entre eles Biden e Sanders, assim como as senadoras Elizabeth Warren, Kamala Harris, Kirsten Gillibrand e Amy Klobuchar.