EFELisboa

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-espanhola (CCILE), Enrique Santos, foi condecorado hoje com a Encomenda de Número de Isabel a Católica em reconhecimento à sua trajetória e contribuição ao desenvolvimento das relações entre Portugal e Espanha.

Santos, nascido em Moçambique em 1944 mas de nacionalidade espanhola, preside a CCILE desde 1998 e durante a sua carreira liderou também outras associações empresariais, como a Federação de Câmaras de Comércio Espanholas na Europa.

Durante dez anos, a sua trajetória esteve ligada à Administração espanhola e ocupou diversos postos no Consulado Geral de Espanha na Cidade do Cabo e no Escritório Comercial da Embaixada de Espanha em Johanesburgo, bem como outros cargos no setor financeiro.

Na cerimónia também foram condecoradas outras quatro personalidades em reconhecimento de uma trajetória profissional que, -desde a cultura, diplomacia, economia e o mundo empresarial-, contribuíram para o desenvolvimento das relações luso-espanholas.

O diretor-geral do El Corte Inglés em Portugal, Ángel Vaca, foi condecorado com a Encomenda de Isabel a Católica, enquanto a presidente da Academia de História de Portugal, Manuela Mendonça, recebeu a Encomenda de Número de Isabel a Católica.

O investigador, escritor e jornalista Vítor Escudero foi distinguido com a Encomenda de Mérito Civil e o conde de Albuquerque, Augusto de Albuquerque de Athayde, a Medalha Oficial de Isabel a Católica.