EFEMadrid

Espanha não registou nenhuma nova morte por COVID-19 pelo segundo dia consecutivo, mantendo em 27.127 o total de óbitos causados pela doença desde que a pandemia chegou ao país, informou o ministério da Saúde espanhol esta terça-feira.

Entre os mortos, 34 foram registados na semana passada. O governo contabiliza 239.932 casos, 137 deles confirmados por exames PCR na segunda-feira.

A taxa de letalidade atual é de 12%, mas o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, alertou para o risco de interpretações e comparações "equivocadas" com dados de outros países.

De acordo com o especialista, os desajustes entre os dados enviados ao ministério da Saúde pelas regiões e os números que elas divulgam sobre mortes nos últimos dias podem acontecer por diferenças entre a data real do óbito e a de notificação.

Entre os novos contágios, a maioria foi registada na região de Madrid, que não contabilizou nenhuma morte nos últimos sete dias. Na Catalunha, outra região muito afetada pela COVID-19, foram 17 novos positivos, com nove mortos na última semana.