EFEMadrid

A jovem ativista climática de 16 anos Greta Thunberg visitou esta sexta-feira por surpresa a Cimeira do Clima de Madrid, poucas horas após ter chegado à capital espanhola em comboio desde Lisboa.

Greta Thunberg, que tem um discurso previsto na COP25 na próxima segunda-feira num ato da Unicef, chegou passadas as 11h00 de Espanha ao recinto onde se realiza a conferência das Nações Unidas.

A sua inesperada chegada provocou uma grande comoção entre os participantes, alguns dos quais tiraram fotos com a jovem, que tentava abrir caminho pelas instalações da cimeira no meio de uma nuvem de câmaras e telemóveis.

A jovem ativista sueca chegou à denominada zona verde do recinto, reservada aos participantes da sociedade civil, onde permaneceu por uns minutos, antes de ir à zona azul, onde se realizam as negociações de alto nível da cimeira.

Greta Thunberg juntou-se depois aos ativistas da Fridays for Future que participavam desde o início da manhã numa sentada e fez com eles um círculo enquanto cantavam e gritavam lemas como "o que queremos? Justiça climática! Quando a queremos? Já!".

Depois foi à zona de imprensa da cimeira, rodeada de uma multidão de jornalistas, e está previsto que fale com os meios de comunicação antes de concluir a sua visita.

A jovem vai participar pela tarde na marcha pelo clima que irá percorrer o centro de Madrid a partir das 18h00 horas. Antes, às 16h30, dará uma conferência de imprensa na Casa Encendida.