EFE/LusaMadrid

O impacto da pandemia da covid-19 no turismo europeu, especialmente na Península Ibérica, vai centrar o debate no fórum EURAGORA, organizado pelas agências de notícias espanhola EFE e a portuguesa Lusa na próxima semana, no qual vão participar representantes de organizações internacionais, comissários europeus e ministros de Espanha e Portugal, autoridades regionais, autarcas, responsáveis do sector turístico e porta-vozes dos consumidores.

Com vocação europeia, transnacional e multilingue, o fórum EURAGORA, que será transmitido em duas sessões nos dias 15 e 16 de julho, através de uma plataforma online conjunta e das redes sociais de ambas agências, é o resultado de uma associação pioneira entre a EFE e a Lusa, criada no contexto do projeto piloto europeu Stars4Media.

Este programa, cofinanciado pela Comissão Europeia, tem o objetivo de apoiar a inovação no setor dos meios de comunicação através da formação dos seus profissionais e da cooperação transfronteiriça dentro da União Europeia.

Para esta primeira edição do EURAGORA, a EFE e Lusa elegeram o tema do turismo, de vital importância para as economias de Espanha e Portugal, dividindo-o em dois subtemas: "Segurança no turismo. O que esperam os consumidores? Como a indústria, governos e União Europeia estão a responder?" (15 de julho) e "Desafios e oportunidades depois da pandemia para o turismo de sol e praia, urbano e cultural, e ecológico e rural" (16 de julho).

O primeiro debate, que será moderado pelos presidentes da EFE e Lusa, Gabriela Cañas e Nicolau Santos, respetivamente, vai contar com a participação do comissário europeu de Mercado Interior, Thierry Breton; com a ministra espanhola da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto; e o ministro português da Economía, Pedro Siza Vieira.

Esta mesa virtual fica completa com a diretora Regional para Europa da Organização Mundial do Turismo, Alessandra Priante; com o conselheiro do diretor executivo da Organização Mundial da Saúde, Maurizio Barbeschi, um dos mais reconhecidos especialistas mundiais sobre pandemias; além do secretário geral da Mesa do Turismo de Espanha, Carlos Abella; o presidente da Associação Hoteleira de Portugal (AHP), Raul Martins, e porta-vozes dos consumidores de Espanha (OC) e de Portugal (Deco), Ileana Izverniceanu e Paulo Fonseca, respetivamente.

O segundo debate, que será moderado pelos diretores de informação da EFE e da Lusa, José Manuel Sanz e Luísa Meireles, respetivamente, contará com as intervenções da comissária europeia de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, assim como da presidente das ilhas Baleares, Francina Armengol, e do presidente da região de Turismo do Algarve, João Fernandes.

Esta sessão irá contar também com a presença dos presidentes de Câmara de Madrid e Lisboa, José Luis Martínez Almeida e Fernando Medina; assim como Elena de Miguel, diretora do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre ambos países; e os presidentes da Exceltur, Gabriel Escarrer, e da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAV), Pedro Costa Ferreira.

A Europa é o continente mais visitado do mundo e a região em que se encontram líderes do turismo internacional como França, Espanha, Itália, Grécia e Portugal, bem como os principais mercados emissores, como Alemanha e Reino Unido.

O setor turístico representa 10% do PIB comunitário e emprega cerca de 27 milhões de pessoas na UE, 12% do seu mercado laboral.

Segundo dados da OMT, o turismo fornece 12% do PIB de Espanha, país que em 2019 recebeu cerca de 84 milhões de turistas internacionais. Em 2018 foi o segundo destino mundial em chegadas e receitas por turismo.

O setor turístico é a maior atividade económica de exportação em Portugal, já que, em 2019, foi responsável por 52,3% das exportações de serviços e de 19,7% das exportações totais. A sua contribuição ao PIB é de 8,7%.

As duas sessões do EURAGORA poderão ser acompanhadas às 10h00 (11h00 em Espanha) na quarta e quinta-feira da próxima semana nas seguintes ligações:

Quarta-feira, 15 de julho de 2020

https://youtu.be/oXm5alG0mp4

Quinta, 16 de julho de 2020

https://youtu.be/unA38PYTa5g